quinta-feira, 17 de abril de 2008

Enfim, Letras!


Estava relendo os posts e percebi que não compartilhei a realização de um sonho: o meu ingresso na Universidade Federal Fluminense. Assim como quase todo estudante fluminense ou carioca, sempre sonhei em estudar na UFF! No ano de 2006, prestei vestibular para Publicidade, mas não passei. Me senti a pessoa mais burra do mundo. Chorei, gritei, esperniei, fiquei dias sem dormir mas depois de muitos conselhos de amigos e parentes resolvi seguir em frente e tentar o temido vestibular mais uma vez. No mês de março de 2007, comecei a fazer cursinho intensivo. Acordava às 6 horas da manhã, pegava o ônibus 49, lotado, ia imprensada de casa até Icaraí, saltava, atravessava a rua e entrava no curso. E lá permanecia até às 18 horas. No início foi difícil, mas depois ficou pior. As matérias começaram a aumentar, as dificuldades começaram a aparecer e o tempo começava a dimunir. E sabe o pior? Ainda estava em dúvida em relação à qual carreira deveria seguir. Com certeza, a escolha da profissão é uma das mais difíceis da vida, na minha opinião e não deveria ser assim. Além de saber o que gostamos, temos que ver se poderemos ter sucesso, se a carreira é valorizada, se há grande oferta de emprego, se, se, se... inúmeros "ses".
Quando chegou em abril/maio, a UERJ abriu as inscrições para a primeira fase do vestibular. No caso da Universidade Estadual do Rio De Janeiro (UERJ), o vestibular pode ser realizado em duas ou três etapas. Ele é dividido em duas provas de primeira fase, sendo uma opcional; e uma prova de segunda fase, na qual está incluída a redação. Na hora de fazer a inscrição que foi complicado. Qual curso optar? Pesquisei, perguntei e nada. Quase todos falavam a mesma coisa: "área de humanas" não dá dinheiro. Tentei gostar de física e matemática, mas não deu. Sempre amei a língua portuguesa, literaturas, escrever, criticar, argumentar! Direito seria uma opção pra quem tem esses mesmos gostos, mas não para mim. Adoro discutir, mas não aguentaria viver de perto as injustiças e corrupção de nosso país. Foi então que lendo e relendo algumas matérias sobre vestibular que decidi pelo curso de Letras/Literaturas. Lembro até mesmo do exato instante que essa idéia se fixou na minha cabeça; eu estava lavando os cabelos e cantando "Se eu tivesse / Se eu tivesse / Muitos vícios / O meu nome poderia ser Vinicius / Se os meus vícios fossem muito imorais / Eu seria o Vinicius de Moraes".
Logo depois das provas da UERJ, vieram as da UFRJ e por último da minha amada e idolatrada UFF. E aí, foi aquele medo! Afinal, era a UFF!!! No dia 9 de dezembro foi a prova que definiria a minha entrada! Na hora da redação, bateu aquele nervoso e acabei errando as idéias e inverti a ordem das frases. Comecei a tremer, a caneta falhou, mas acabei dando um jeito! Saí desesperada da sala, com as unhas ruídas, olhos cheios d'água e um imenso nó na garganta. Só me restava esperar. No dia 19 de dezembro, saíram as notas! Fiz aquela conta imensa e dei um grito! Pelo que tinha feito, fui APROVADA! No dia 23 de dezembro fui em uma festa na minha doce Minas Gerais. Quando acabei de chegar, meu amigo me manda uma mensagem dizendo que tinha saído um resultado não-oficial sobre os classificados. E cadê que eu consegui aproveitar a festa? Um mineiro bonitão do meu lado e eu só pensando na minha vaga! Pedi pra que ele me levasse embora e fui olhar o bendito site. Todos estavam dormindo, afinal já era de madrugada. Quando olhei e vi o MEU número de inscrição no meio da lista, parece que fui ao céu e voltei. O pior de tudo é que não pude gritar pra não acordar o pessoal! Quase nem dormi de tanta felicidade. E enfim, em janeiro, saiu o resultado oficial das três! Graças à Deus, fui aprovada na UFF e na UERJ. "UFF!" Acabou o sufoco! Valeu a pena as noites mal dormidas, as brigas com a física e as guerras com a matemática! Ah, minhas LETRAS, como eu te amo.
Agora, nova fase, aí vou eu!

4 comentários:

Paulo Mendonça disse...

Pow...Coitado do mineiro =/




Poxa vidinha,que legal saber como foi sua trajetória até a UFF ^^
Um dia te conto como foi a minha :P
Queria saber de todo mundo,é interessante. =)


Besitos e continue postando ^^

ana bia disse...

ah, se eu fosse o Vinicius :D
vamos escrever e dominar o mundo auhauhauhauhaha

e cara, dá um traato no pobre do mineiro abandonado uauahauhauha ;)

Philippe Fernandes disse...

soltava...assim q vc fala q descia do ônibus? rs

bem vinda à vida de universitário!
juízo...é igualzinho ao colégio, mas totalmente diferente =)


bju cariooooocaaa(falando cheio de marra)

Anônimo disse...

Fala serio que saga ate chegar na uff hahahahahahahahaha.bjs