terça-feira, 1 de abril de 2008

B r a s i l


Brasileiros. Tenho um imenso orgulho de fazer parte desse grupo! Fico me perguntando como há pessoas que não sentem o mínimo de alegria em viver em um país tão maravilhoso. A maior prova disso é a grande quantidade de brasileiros que vão para o exterior. Não nego que tenho vontade de visitar a Espanha, França e outros países, mas trocar o calor do Brasil pra viver nesses lugares? Nunca!
Recentemente fui à uma feira literária que aumentou ainda mais esse sentimento nacionalista. Ao ver palestras sobre Machado de Assis, por exemplo, não consigo entender como muitas pessoas preferem comprar o último livro de Harry Potter do que ler um romance desse espetáculo de escritor e de ser humano. Machado não conseguiu somente ser o principal ícone da nossa literatura como também serviu e serve como inspiração para muitos novos escritores!
Ontem, assisti uma palestra de Ariano Suassuna. E ele abordou exatamente esse tema: a valorização da cultura brasileira! Ao contrário do que muita gente pensa - e não só apenas os estrangeiros - o Brasil não é só carnaval, futebol e mulheres bonitas. Ele tem uma cultura riquíssima, com danças magníficas e obras literárias incomparáveis! Suassuna leu um discurso feito pela ginasta Daiane dos Santos, em que ela citou que o Brasil é um país abençoado por não ter guerras e terremotos! E é verdade! Moramos no paraíso em comparação à alguns países como os do Oriente Médio, onde os conflitos passaram a fazer parte do cotidiano!
Um dos assuntos que mais me deixam revoltada é a "fuga de cérebros". Os gênios que poderiam mudar o futuro do nosso Brasil vão para os países desenvolvidos para ajudá-los a ficar mais desenvolvidos, esmagar a nossa economia e baixar a nossa qualidade de vida! Será que o dinheiro vale mais do que a dignidade? Do que o amor pela pátria? Pelo visto sim, aqui no Brasil, porque em outros países, há quem morra por sua nação! Não tenho muitos prós em relação aos Estados Unidos, mas um aspecto que admiro no americano é o orgulho que ele tem de seu país! Bem que alguns brasileiros podiam copiar esse sentimento ao invés de copiar as tendências de moda para o inverno...

0 comentários: