segunda-feira, 14 de abril de 2008

Metidos, não! Míopes!

Miopia! Triste diagnóstico! Lembro da primeira vez que fui ao oftamologista porque já não conseguia enxergar tudo como era! Quando entrei no consultório, a secretária foi fazer a minha ficha e depois de horas e horas esperando, fui chamada! Um médico antipático com uma cara aporrinhada me colocou sentada naquela cadeira imensa e me mandou olhar para aquelas letrinhas ilegíveis que são acendidas! Foi quando minha suspeita foi confirmada: eu passei a ser míope! E então, como sempre fui um pouquinho vaidosa, me desesperei ao saber que teria que usar óculos pro resto da vida, a não ser que fizesse alguma operação. E é claro que como sou super corajosa, optei pelo óculos! Aí, começaram as escolhas: tipos de armação, estilos de lente e os preços, já que dinheiro de papai não cai de árvore! É claro que tem gente que fica bem de óculos. Tenho diversos amigos que usam e que sem eles, não seriam os mesmos! Ficam até mais bonitos, mas infelizmente, isso não acontece comigo! Foi então que tudo começou... a vaidade venceu a necessidade. Passei a usar óculos apenas na escola, cinemas ou para enxergar algo bem rapidinho. E então, as pessoas que passavam por mim na rua, olhavam, sorriam e como não sabia se era comigo, não falava. Depois percebi que elas começaram a se chatear e me ter como antipática. Por ser muito queita, até me acostumei com esse rótulo, mas depois de um tempo, aquilo começou a me incomodar. Então, passei a falar com todo mundo, inclusive com pessoas que eu não conhecia. Sou louca? Talvez! Mas quem não é? Quando via (e vejo) alguém que me lembra uma pessoa que conheço, vou chegando perto, dando aquele tchauzinho disfarçado e apertando os olhos ao máximo pra ver se é a pessoa em que realmente estava pensando. E por acaso, quase sempre erro! Foi então que decidi optar pelo uso de lentes de contato. Você deve estar pensando: mas isso ela poderia ter feito desde o início. Verdade! Eu poderia, mas e o medo? A cada dia vemos notícias que nos deixam cada vez mais assustados, que como diz o velho ditado, "melhor prevenir do que remediar". Então, depois de algum tempo com a adaptação veio aquela sensação maravilhosa de enxergar tudo direitinho sem algum peso em cima do nariz; parece exagero, mas pra quem já teve o trauma de ser chamada de "Bete, a feia" por usar óculos e aparelho, é um grande avanço! Claro que a miopia ajuda em algumas coisas também. Tudo tem o seu lado bom! Muitas vezes, falamos com algumas pessoas apenas por uma simples e boa questão de educação. Só que tem dias que, infelizmente, isso não é possível! Sabe aquela pessoa que você não suporta, passa por você na rua e faz questão de dar aquele sorriso amarelo? Se for míope, poderá passar por ela e ter a desculpa de que não tinha certeza se era quem você achava e deixá-la falando com o vento. Maldade? Claro que não! É apenas uma questão de saber desfrudar de todos os benefícios e malefícios dessa vida. Ou vai dizer que nunca pensou em fazer isso?

1 comentários:

Philippe Fernandes disse...

Acho que nós míopes deveríamos fazer uma revolução...poderiamos começar exigindo que aumentem as letras de placas e outras coisas. Eu por exemplo a noite sempre tenho que pedir pra alguem me falar qual ônibus q ta vindo..caso contrário só posso dar sinal quando ele jah ta quase passando do ponto ou dou sinal pra todos e seja o que Deus quiser, hehe