domingo, 22 de junho de 2008

A arte de contornar as coisas

Andei pensando nas mais diferentes formas de dar fora, seja em namorado, conhecido, desconhecido, colega ou intrometido sem descer do salto. Normalmente homem já é todo grosseirão e fala o que lhe vem à mente, mas a mulher não. [Claro que nem em todos os casos.]
Sempre admirei as pessoas que sabem dar aqueles foras bem dados com as mais belas palavras. Já reparou na cara do sujeito que procurou onde não devia? É inesquecível. A pessoa fica ali parada sem ter argumento enquanto a outra ainda com a voz mansa vai falando e falando sem parar, pacificamente. Aliás, não existe pior forma de irritar alguém do que falar baixo e calmo quando estiver brigando. Quem nunca passou por uma discussão assim? É terrível, dá vontade de esganar o irritador.
Sabe quando o seu irmão menor faz aquele desenho tenebroso e diz que é você? Depois de arregalar os olhos e pensar: "será que ele pensa que sou assim?", logo diz: "que lindo! Desenha o papai e a mamãe também." E lá vai ele criar outra família de monstrinhos de lápis de cor. Ou então quando alguém te faz uma declaração de amor? Nem sempre é fácil ser direto e falar: "se toca, não quero nada com você!" Ao invés disso, você começa com aquele famoso papo de que são apenas amigos, que está interessado em outra pessoa, que não o vê da mesma forma ou então, que são muito diferentes e não seriam felizes juntos. Ou também, aquele chefe insuportável que te destrata de todas as formas, mas você sabe que se falar o que tem vontade, vai ser despedido, então aguenta calado ou dá um fora elegante que o chefe estúpido não vai entender. Para terminar namoro é a mesma conversa. Uma professora sempre dizia que a melhor forma de terminar é dizer: "ACABOU!" e seguir a vida. Só que quando se está de frente pra pessoa, rola aquela pena e você acaba não tendo coragem para fazer isso e começa então a famosa "embromation". Sempre o mesmo clichê. Mas fazer o que? Às vezes, é impossível ser direto, ou por falta de coragem ou por medo de ser visto como insensível. Por mais que a pessoa não ligue para que os outros pensem, sempre há aquele receio de ser o responsável por fulano querer se jogar na frente dos carros ou pelo irmãozinho desistir de desenhar. É claro que em certos casos, ser simples e direto faz um efeito bem maior do que dizer zilhões de palavras.

Enrolando ou não, o importante é ser sincero no que diz. Para ser feliz, é só isso que importa.

4 comentários:

Paulo Mendonça disse...

Fiquei com raiva quando você disse que homem é todo grosseirão,mas depois você disse que nem todos,aí tudo bem,está perdoada. ^^
Quanto a dica da sua professora.....Eu experimentei fazer isso e....no que deu? Tomei uns tapas e algumas blusas rasgadas,mas tudo bem,a gente vai aprendendo com a vida. Mas o texto foi ótimo para uma reflexão. (será que a autora passou por isso recentemente? Ih,vai apagar meu comentário,droga!!!)

Anônimo disse...

O texto está ótimo! Concordo com vc, a gente sempre pensa nos outros e acaba se prejudicando mas é aquele ditado "Que em cima de pena, se joga água fervendo!"
O negócio é cada um buscar sua própria felicidade. É isso aí, a sinceridade acima de tudoooo!
Te amo minha escritora preferida!
Beijos!

Anônimo disse...

Amiga, você está escrevendo muitoo bem!Que lindo!Texto perfeito,palavras perfeitas...aliás uma sincrõnia perfeita!
Continue assim!
te amo!

Unknown disse...

ola cinthia, fazendo uma viagem sem programação fixa ou alvo em especial pelo mundo dos blogs acabei por cair aqui no seu espaço - simpático, diga-se de passagem.
eu vi que voce gosta de escrever e que o seu blog é recheado de textos seus. pois é, acredito que o ato da escrita possa ser um exercicio de liberdade, representando não apenas uma forma de extravasarmos o que sentimos e pensamos, mas, sobretudo, de nos constituirmos enquanto seres singulares.
escrever é como expersimentar caminhar por caminhos desconhecidos sem a minima garantia que ao andar, ultrapassando as pedras e as perdas no meio do caminho, se chegará de fato em algum lugar. talvez nesta caminhada materializada em prosas e versos, o que importe mesmo ñão é chegar e sim estar em movimento.
boa sorte em sua escrita, quer dizer, em seus atos de liberdade e criação de si e do mundo.
como eu tambem escrevo, fica o convite para voce, se quiser, fazer uma visita um dia desses ao Experimentando Versos, meu blog de poesias:

http://experimentandoversos.blogspot.com

um abraço,