sábado, 7 de junho de 2008

Invasão de privacidade

Até que ponto uma pessoa tem o direito de se meter na vida da outra? Essa é a pergunta que não quer parar de ecoar dentro de minha cabeça. Quantas vidas e quantos relacionamentos são destruídos por causa de alguém que quer tentar "resolver" o problema que só você tem a solução?
Percebi que nesse mundo existe pessoas de todos os tipos, cores, ideologias e capacidades. Umas com capacidade para criar, outras para destruir, outras para copiar, outras para invejar. Essas últimas merecem um lugar de destaque. É isso mesmo, destaque! Merecem tal atendimento e tal interesse porque são as que mais precisam de compaixão. Por falta de uma vida utópica, tentam fazer de tudo para destruir a vida do melhor amigo, que parece ser perfeita. Esse é o verdadeiro problema dessas pessoas; elas custam a entender que a vida da menininha de calça jeans e blusa da Leader não é e nem sempre foi perfeita. Todo mundo tem altos e baixos nessa vida, inclusive aquela pessoa que está sempre sorrindo. Aquele sorriso pode não ser sempre de felicidade; por trás daquele sorriso, pode haver um coração partido, mágoas que precisam de tempo para serem cicatrizadas. A solução para isso seria chorar? E pra quê? É claro que é bom aliviar a tensão soltando algumas lágrimas, mas do que adianta sofrer por algo que não vale a pena ou não merece seu sofrimento? Não adianta nada, por isso aquele sorriso, aquela dança, aquele beijo. Puro disfarce da realidade. Isso não quer dizer que a pessoa seja falsa ou que não esteja realmente sofrendo; pelo contrário, ela pode estar sofrendo igual ou até mais do que aquela que derrama litros de lágrimas por dia. A vida não é perfeita, os amigos não são perfeitos, os namorados, pais, cachorros, casas não são perfeitos. E alguém crê nisso? Não! Apenas concordam mas não crêem. A grama do vizinho é sempre a mais verde.
O que me deixa indignada são pessoas que pensam ter a capacidade de ler as mentes e provavelmente, os corações dos outros. Fazem suposições, fofocam e destroem algo que talvez pudesse ser reconstruído com o tempo. Estou falando de amor, sim. Um amor desgastado com o tempo que como uma casa incendiada, poderia ser reformada com muita dedicação ainda que não voltasse a ser o lar de antes para os donos, se tornaria uma moradia muito melhor para os próximos moradores.
Ninguém tem o direito de intervir na vida do outro sem que seja autorizado. E mesmo que seja, é importante ressaltar que não há como desfazer palavras ditas, mentiras contadas e muito menos, recuperar o que se perdeu. Portanto, saiba que suas palavras têm mais poder do que pode tentar imaginar. E é exatamente por isso, que dizem que o silêncio é quase sempre a melhor resposta. As palavras podem destruir não só você, como também a vida dos que estão à sua volta. Pense muito bem antes de fofocar, de inventar, de brigar, de confiar. Essa vida é um tribunal, onde todos estamos sendo julgados o tempo todo por quem menos esperamos e por aqueles que mais confiamos. Como você se declara? Culpado ou inocente?

7 comentários:

ana bia disse...

amiiga!

amei o novo style ahahhaha
o negócio lá em cima ficou liiindo!! você arraaasa! ;)

beijoos!

Iury Schwartz disse...

Tita...
Gostei demais do texto, palavras marcam sim, de fato. A situação pela qual é dita ou formulada pode mudar o direcionamento de uma vida.
Só não concordo quando você diz: ''e muito menos recuperar o que se perdeu''

Essa parte poderia ser mudada. Como digo, sempre existe um caminho. Dependendo da forma real imposta. A 'restituição' não é uma utopia. Como um principiante, aprendi que em tudo existe um caminho. Com certeza através das palavras perdemos diversas coisas e chances. Mas o poder das palavras caminham com o perdão e a paciência.
Mas o pior mal que insiste em juntar-se junto a elas é o orgulho.

Adorei esse seu texto.
E a respeito do julgamento, fofocas e invenções eu escrevo abaixo a todos os que falam demais:

Falar é tão fácil
É mais fácil acusar
No papel de juiz, todos querem ficar,
Mas medida que usamos
Pra poder acusar,
É a mesma medida com que vão nos julgar. Julgando a aparência
Não se encontra a verdade
No coração se esconde a real imagem.
A hipocrisia humana um dia vai acabar.

Beijaooo...

by: Iury

Anônimo disse...

Olá, minha linda filha!!
Olha eu aqui falando do seu blog...
Está simplesmente maravilhosoooo!
Quanto ao seu texto e assino embaixo; realmente as palavras têm poder mesmo e o que contamina não é o que entra e sim o que sai...
No entanto, o importante disso tudo que temos um Juiz Maior e por Ele sim que seremos julgados com verdade e justiça!!
Que o Senhor te dê muita saúde, força e determinação para que tenha um futuro brilhante!
Tenha certeza que estarei aqui pra assistir de perto a sua vitória, pois pra Deus tudo é possível ao que crê!!
Jesus te ama e eu também!
Beijos princesinha!

Philippe Fernandes disse...

Inocente!!! rs
Ultimamente nem na minha própria vida eu tenho me metido...
E quanto ao silêncio ser a melhor resposta, há controvérsias! Dizem por aí que quem cala consente, então eu digo que a melhor resposta é a sincera...sempre, é claro sem se esquecer de que uma resposta precisa de uma pergunta, logo não seja sincero se isso não lhe for requerido.

Abandonei meu blog de vez, hehe, vou me concentrar em ganhar dinheiro!

bju cih!!!

FoRfUn rOcK disse...

Ahh, ela é super pOeta! te adoro demais amoree! x)

Rodrigo Pinto disse...

Tia cinthia olha eu aqui mandando comentario pra vc.Belo texto muito legal e o tema bem interessante.Parabens o blog ta cada vez melhor.bjs

Anônimo disse...

Cinthia!
Adorei esse seu texto, pois como um dia Jesus disse que se tivessemos a fé do tanho de um grão de mostarda poderiamos mover montanhas, eu acredito que se o homem intendesse o poder que suas palavras tem, mudaria o mundo. E alguns homens intenderam esses mistérios como CHE, Bob Marley, João Paulo Segundo e tantos outros
O problema é que a grande maioria além de ver muito além de um palmo a frente dos próprios narizes, gasta o pouco tempo que lhes resta fazendo o caminho contrario e utilizando suas palavras para a destrução do mundo. De uma forma mais contidiada nossas palavras também tem o poder de mudar vidas, assim como nosso silêncio como você sabiamente colocou.Por quantas vezes negamos um bom dia ao trocador do ônibus ou ao porteiro do prédio, por quantas vezes estamos tão estretidos com nós mesmos que não vemos as necessidades de amigos e parentes de uma palavras amiga e da mesma forma por quantas vezes não falamos coisas que nos arrependemos depois pelo simples orgulho de ter a última palavra. Enfim as palavras são bivalentes pois tanto constroem como destroem. Como será que usamos as nossas!?

Parabéns, continue assim pois se cada um fizer sua parte a arte nunca morrerá.

bjão
Ivan Quaresma - UFF