terça-feira, 13 de maio de 2008

Letras Vivas

As palavras têm personalidade. Ou será que nunca pensou nisso? Cada uma é como nós! Tem vida "própria" e são capazes de transformar vidas quando uma vez dita. Palavras são como crianças. Quando pequenas estão sobre o controle dos pais mas depois que crescem largam a casa e fazem o querem. É claro que nós temos o poder de controlá-las, mas depois que saem de nossas bocas, não tem mais jeito!
Já reparou como palavras tão simples podem mudar o rumo de toda história? Um "eu te amo" diz tudo em três simples e curtas palavras; um "adeus" causa choro, abraços apertados e um nó na garganta que talvez só irá embora quando a saudade chegar; um "vá com Deus" transmite proteção; um "eu odeio você" causa um dos piores sentimentos do mundo para as duas pessoas: arrependimento; um "quero ficar com você" ao pé do ouvido provoca desejo; um "você está linda" causa um sorriso; um "me dá um beijo" significa o início de uma nova história e por aí vai... Palavras! Simples palavras! Como podem significar tanto? Como são capazes de transformar amor em ódio? Em questão de instantes, tudo está mudado por culpa delas! E alguém reclama? É claro que reclama; reclama de arrependimento quando disse o que não deveria dizer ou não disse quando deveria dizer! Por que sempre falamos as coisas erradas nos momentos errados? Quando estamos com raiva, raramente, medimos as palavras antes de proferí-las e sempre acabamos magoando alguém que amamos com a nossa indelicadeza! Palavras são mais fortes do que armas! Armas atiram e às vezes a bala fica perdida, mas a palavra não. Não, ela não se perde nunca! Sempre é achada, sempre, sempre! E sempre ferem alguém... Será que os gestos seriam suficiente para dizer tudo? É claro que um beijo vale mais do que mil palavras e às vezes o silêncio é a melhor resposta! Mas será que conseguiríamos viver sem elas?
Ai, palavras! Sem vocês não existiriam poetas, não existiram românticos, não existiriam brigas, não existiríamos!

4 comentários:

ana bia disse...

Pô, lidar com as palavras é muito, muito difícil...
Elas têm vida, elas falam mais do que a gente as vezes quer dizer..
Talvez por isso, nós, escritores, de poetas a cronistas, acabamos nos tornando um pouquiiinho metidos a superiores :D
TAlvez, um pouquinho hahahaha

Mas é isso aí, alguém tem que lidar com as nossas queridas e "levadas" palavras!

Sorte para nós nesta tarefa então! ^^

Beijooss Titi!

Paulo Mendonça disse...

Surpreendente!!!!
Esses 2 últimos textos foram os melhores de todos que você já postou aqui.Que bom,está cada dia melhor.Adorei este texto...digamos...Metalingüístico ^^
Falar de palavras usando palavras é uma tarefa difícil mesmo como disse a Bia.

Parabéns!!!
Besossss

Unknown disse...

bomm ..fiquei sem palavras rsrsrsrsr

adorei de verdade mesmo esse textoo,hehehe

as palvras tem muito poder,elas podem transformar muita coisa...há uns que dizem palavras,sao apenas palavras;mas as palavras sao armas mesmo,q a usamos pro bem ou pro mal...
será q temos q pensar duas vezes antes de proferi-las???com certeza sim...
um dia ouvi uma frase q me chamou muita atençao:"as palavras qdo estao dentro da minha boca elas sao minhas prisioneiras,mais qdo as coloco pra fora da boca, me torno prisioneira delas..."
ow é forte demais,vc me deixou pensativa pode ter certezaaa

parabens menina vc vai longeeee
soube usar bem suas palavras nesse lindo texto!!!

FoRfUn rOcK disse...

As palavras têm mesmo personalidade! xD Adoreii o texto amore! Beijãão ;**